Alerta para golpes com empréstimo consignado.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez um alerta à população contra golpes aos seus beneficiários. As fraudes tratam sobre os empréstimos consignados ofertados aos segurados.

O INSS destaca que o contrato de empréstimo consignado é “realizado exclusivamente entre o beneficiário e a instituição financeira contratada“. Além disso, o INSS nunca realiza esse tipo de chamada e também não envia mensagens por SMS ou Whatsapp. Do mesmo modo, o Instituto não entra em contato via e-mail, nem envia motoboys na casa dos beneficiários para oferecer os serviços de empréstimo consignado.

 

O que fazer caso receber a ligação?

É preciso ficar atento à natureza das ligações para não cair no golpe. Caso você receba a ligação, não forneça nenhuma informação ou dado pessoal e desligue imediatamente. Além disso, bloqueie o contato.

Assim, caso você sofra alguma tentativa de golpe, denuncie à Ouvidoria pelo site ou pelo telefone 135. Ainda, é possível registrar um Boletim de Ocorrência e entrar em contato com próprio INSS e o banco em que recebe o benefício.

Além disso, o INSS aponta algumas ações que o segurado pode realizar em caso de tentativas de golpe:

  • Procurar a instituição financeira e registrar também sua reclamação no Portal do Consumidor;
  • Solicitar o bloqueio de contratação de operações de crédito consignado por meio do Meu INSS ou pela Central 135;
  • Registrar reclamação na ouvidoria e um Boletim de Ocorrência junto à Polícia.